quarta-feira, 4 de julho de 2012

Camas embutidas, prós e contras...

Tenho que admitir que a princípio, torci o nariz quando me perguntaram sobre camas embutidas. Em geral, arquitetos e afins detestam esse tipo de saída porque, comumente, não resulta num layout confortável para o usuário (a cama acaba ficando parecendo sufocada no meio de tantos armários). Mas, despida de preconceitos, fui pesquisar se havia alguma opção interessante para a cama embutida. "Para nossa alegria", achei vários exemplos de projetos com camas embutidas que parecem ter tido bons resultados, a maioria em sites de fora do país. Parece que, por aqui, a cama embutida anda meio fora de "moda". Mas o que é moda afinal?  Mas o que interessa é que o quarto fique do seu gosto e esteja adequado às suas necessidades. Se a cama embutida resolver seus problemas, qual o problema? É claro que essa opção só deve ser escolhida se você REALMENTE não tiver muito espaço, e precisar dos armários próximos da cama. Se der pra fugir, melhor.


Para que a cama embutida fique agradável é necessário tomar alguns cuidados:
-Não exagere na quantidade de armários para não sobrecarregar o espaço;
-Evite prateleiras encima da cama, para que o usuário não se sinta sufocado;
-Se possível, deixe ao lado da cama espaços para os criados-mudos.



Essa é uma opção de design bem limpo, sem puxadores e com cores neutras. Dessa forma, o quarto não parece um amontoado de armários.

Fonte: http://www.deriba.co.uk/DeribaWebsite/bedrooms/bedrooms-11.html


Nesse quarto optou-se por não colocar armários encima da cama, evitando carregar demais. Foi feito apenas um nicho para embutir a iluminação na mesma madeira dos móveis.
Milan Birch Bedroom

Uma opção mais rústica.


Olha um quarto de criança com cama embutida (repare nas molduras nas portas, estão voltando com tudo).
Image 1
Fonte: http://www.fittedwardrobesbournemouth.co.uk/80415/info.php?p=3

Resumindo: com um bom projeto nada é proibido!  


Ps: Existem também as camas que ficam totalmente embutidas, guardadas como numa "gaveta". Elas tem um sistema elétrico retrátil, e ficam guardadas verticalmente. É uma ótima opção para quem precisa de espaço no quarto durante o dia. 

Fonte:http://www.deriba.co.uk/DeribaWebsite/bedrooms/bedrooms-2.html
E pra quem quer renovar os móveis da casa, dá uma olhada no site dos meus amigos da Móveis Fênix. Tem móveis de design consagrado, e eles também fazem móveis sob medida! Olha o link aí! www.moveisfenixeestofados.com.brÉ isso, na dúvida, pergunte à arquiteta!
 

2 comentários:

  1. Estou muito interessado em cama embutida(ou de parede), mas não sei onde conseguir um..dificil encontrar..onde poderia achar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Eu tb estou muito interessado e necessitado em encontrar uma cama desse tipo...as buscas pela internet tem sido mal sucedidas, muitos sites e referências estrangeiras, porém nenhuma loja nacional, nem de móveis planejados! Alguma dica de onde conseguir?

    ResponderExcluir